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Matriz de Materialidade: papel fundamental na estratégia ESG do negócio
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matriz de materialidade

Matriz de Materialidade: papel fundamental na estratégia ESG do negócio

Sumário

O que é a Matriz de Materialidade?

A sustentabilidade já não é mais um conceito opcional para as empresas, mas sim uma necessidade fundamental. A forma como as organizações lidam com questões ambientais, sociais e de governança, conhecidas como ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), é cada vez mais valorizada tanto pelos investidores como pelos consumidores.

Para implementar uma estratégia de sustentabilidade eficaz é necessário entender os diferentes conceitos que envolvem a sustentabilidade e como eles se aplicam ao contexto do negócio. Nesse sentido, a matriz de materialidade desempenha um papel fundamental na definição dessa estratégia.

A matriz de materialidade é um método que permite identificar quais são os temas mais importantes para o sucesso do negócio, considerando também o impacto ambiental, social e de governança. Ela permite que as organizações identifiquem quais são as questões realmente relevantes para as suas partes interessadas (stakeholders), sejam eles acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores ou a comunidade.  

Ao construir uma matriz de materialidade, as empresas conseguem mapear riscos socioambientais e priorizar iniciativas que visam mitigar esses riscos. Ao mesmo tempo, conseguem enxergar oportunidades que terão o maior impacto positivo no negócio.

“A matriz de materialidade é pedra fundamental para a construção de estratégia de ESG porque é ela que irá direcionar as ações da empresa, inclusive em relação aos seus objetivos estratégicos.”

Luiz Gustavo Ortega, CEO da Konexio Consulting

Como construir uma Matriz de Materialidade?

A construção da matriz de materialidade segue um processo estruturado, envolvendo várias etapas-chave:

  • Mapeamento dos stakeholders: Inicia-se identificando e engajando as partes interessadas relevantes para o negócio, incluindo clientes, funcionários, fornecedores, investidores e comunidades locais, dentre outros;
  • Levantamento de temas pertinentes: Realiza-se um levantamento abrangente de temas que podem afetar a organização, considerando aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança;
  • Análise de riscos e impactos: Cada tema é avaliado em relação aos riscos e oportunidades que pode apresentar para a empresa, bem como seus impactos na sociedade e no meio ambiente;
  • Definição da importância: Com base nas análises realizadas, os temas são classificados de acordo com importância para o sucesso da organização;
  • Priorização dos Temas: Por meio de entrevistas e pesquisas, há o estabelecimento de um processo de consulta aos stakeholders para avaliar a relevância de cada aspecto material;
  • Utilização de metodologias reconhecidas: Para assegurar a robustez e confiabilidade do processo, é recomendado seguir padrões reconhecidos internacionalmente, como o Global Reporting Initiative (GRI) ou outras normas relevantes.

Uma visão mais profunda…

Em primeiro lugar, é fundamental compreender o significado do termo “materialidade” nesse contexto. Trata-se de uma análise criteriosa em relação às questões que realmente importam para a empresa, aquelas que têm o potencial de risco para o negócio ou que podem gerar impactos positivos na operação e na cadeia de valor.

O processo de identificação dessas prioridades inicia-se com o mapeamento dos aspectos materiais (mais relevantes) da organização. Para isso, é essencial compreender o contexto da organização, identificar todos os riscos socioambientais e os impactos reais e potenciais, avaliar a importância desses impactos e priorizar os impactos mais significativos para a materialidade.

Nessa análise qualificada, dois aspectos são muito importantes: primeiramente, avalia-se o potencial de cada ação para influenciar positivamente ou negativamente o crescimento do negócio, os custos e a confiança da empresa. Em segundo lugar, considera-se a importância dessas questões para os stakeholders relevantes.

O resultado dessa análise é traduzido visualmente na forma da matriz de materialidade, uma representação gráfica que reflete e organiza as prioridades a serem tomadas, de acordo com o impacto na empresa e ao atendimento das expectativas das partes interessadas. É importante ressaltar que essas expectativas desempenham um papel essencial na reputação e no sucesso do negócio ao longo prazo.

A partir da definição das prioridades na matriz de materialidade, é possível direcionar investimentos para ações mais assertivas, que mitigam riscos, agregam valor aos negócios e trazem resultados tangíveis no curto, médio e longo prazos. Este é um componente particularmente importante para a estratégia do negócio, pois muitas vezes os benefícios são percebidos apenas em longo prazo.

Neste contexto, as empresas podem desenvolver uma estratégia sólida e bem embasada de negócio, de forma alinhada à agenda ESG, estabelecendo metas tangíveis e implementando práticas transparentes e responsáveis.

Quais são as vantagens de aplicar a Matriz de Materialidade?

Ao colocar esse processo em prática, as empresas obtêm diversos benefícios que irão agregar valor e aumentar o nível de competitividade do negócio, além do alto potencial de colocá-las em conformidade com as práticas de ESG.

Confira abaixo os principais benefícios:

  • Análise de Riscos e Oportunidades
  • Possibilidade de avaliar minuciosamente os riscos socioambientais e oportunidades de negócios, permitindo ajustes e aprimoramentos na estratégia empresarial;
  • Avaliação do Impacto na Sociedade
  • Compreensão clara das áreas onde a empresa cria valor para a sociedade e onde pode reduzir seus impactos negativos, alinhando-se melhor com as expectativas sociais;
  • Medição de Desempenho
  • Capacidade de medir de forma abrangente diferentes dimensões de desempenho, como aspectos financeiros, sociais e ambientais;
  • Antecipação de Tendências
  • Identificação precoce de tendências e desafios emergentes, permitindo decisões proativas e adaptação ao ambiente de negócios em constante mudança;
  • Estímulo à Inovação
  • Identificação de oportunidades futuras para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que atendam às demandas do mercado;
  • Alocação Eficiente de Recursos
  • Foco nos aspectos mais relevantes, permitindo uma alocação mais eficiente dos recursos da empresa;
  • Atendimento às Expectativas de relatos ESG
  • A empresa pode responder de forma mais precisa às expectativas dos stakeholders em relação à divulgação de informações de sustentabilidade;
  • Melhoria na Satisfação das Partes Interessadas
  • O alinhamento com as questões relevantes aumenta a probabilidade de atender às demandas das partes interessadas e fortalecer relacionamentos;
  • Reforço de imagem e reputação 
  • A empresa demonstra maturidade, transparência e compromisso com aspectos ESG, que contribuem para a construção de uma imagem e reputação positivas.

A Konexio Consulting é especializada em implementar estratégias de sustentabilidade em negócios e oferece suporte para o desenvolvimento de matrizes de materialidade. 

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